Não foque nos tutoriais se quiser aprender design
Indicador Indicador

Tão importante quanto dominar qualquer ferramenta é aprender os fundamentos para projetar com eficácia.

Imagem Autor

Escrito por Ruan Braz

há 7 meses

Siga:

Ícone RedeSocial Ícone RedeSocial Ícone RedeSocial Ícone RedeSocial

Hoje estava me lembrando de quando iniciei meus estudos em design gráfico, há 8 anos atrás. Naquele tempo eu passava horas e mais horas assistindo tutoriais e cursos que pudessem me ensinar a utilizar os softwares de criação como Illustrator, Photoshop e After Effects. Investi cerca de 3 anos para só depois perceber que estava correndo pro lado errado. Nunca me esqueço disso, pois foi depois de perder tanto tempo vendo tutoriais é que percebi por que estava tão difícil chegar onde eu queria.

Nenhum tutorial vai te ensinar design

Encontrar um passo a passo que te ensine a chegar exatamente no resultado que você deseja de uma maneira padronizada e rápida é um sonho pra qualquer pessoa. Os tutoriais são criados para ajudar, mas sozinhos não te levarão muito longe e eu já te explico o porquê.

Não me esqueço das aulas do professor Leonardo Dutra na Escola de Design de Belo Horizonte. Frequentemente o via fazer uma analogia das aulas com os ensinamentos do Sr. Miyagi do filme Karatê Kid. Segundo ele, os alunos eram como Danial San, que precisava compreender, primeiro, os fundamentos do Karatê para, somente depois, lutar de verdade.

“Primeiro aprender a ficar de pé, depois aprender a voar.”

É comum buscarmos os resultados rápidos, provavelmente por que assim podemos sentir que evoluímos de alguma forma. O único problema com isso é que resultados assim são superficiais e não te fazem compreender os princípios e forças por trás da execução. Uma vez que você aprendeu um truque de software seguindo um passo a passo, você provavelmente ficará limitado ao que acabou de aprender. Isso por que não terá conhecimento suficiente para explorar as possibilidades e tomar decisões conscientes sobre o caminho que seu projeto precisa seguir. A pressa pelos resultados rápidos fará você perder mais tempo.

Vá além dos tutoriais, conheça os fundamentos

Muita gente ainda acredita que o domínio de um software é que vai definir o profissionalismo de um designer; esta é uma crença perigosa. Você sabe recortar imagens? Sabe vetorizar malha? Sabe fazer 3D? Isso será sempre superficial se não houver fundamentos.

Não quero criar nenhuma dicotomia, uma vez que tudo anda conectado. Foi justamente por essa razão que resolvi escrever este texto. Assim como eu fiz há um tempo, muitas pessoas estão fazendo agora, focando no domínio das técnicas e se esquecendo dos fundamentos. Como tudo está conectado, não há como excluir as partes.

Não deixe os fundamentos de lado.

Para te ajudar, criei um material no qual reuni as maiores referências bibliográficas que conheço sobre design gráfico. Um resumo do meu aprendizado dentro da Escola de Design de Belo Horizonte somado aos 5 anos de experiência no mercado de trabalho. Se você tem interesse clique no link abaixo. O download é gratuito.

Fico muito feliz por você ter chegado até aqui e espero que este conteúdo seja válido pra você. Se acredita que este texto pode ajudar outra pessoa, não deixe de compartilhar. Além disso, comente seu ponto de vista, assim vamos gerar mais valor uns para os outros. Agradeço pelo seu tempo e te espero nos comentários.